CLÍNICA VETERINÁRIA E TERAPIA CELULAR

 Trato Urinário Inferior Felinos | CVM – Centro Veterinário Morungaba

A doença do trato urinário inferior felino, também conhecido como Síndrome urológico felino, é uma doença comum, porém ainda pouco compreendida, que afecta muitos gatos. Os sinais de doença do trato urinário inferior incluem dificuldade em urinar, vocalização,tentativas frequentes de urinar, urina com sangue ou urinar fora da caixa. Em alguns gatos em que existe obstrução ao fluxo urinário, podem existir dor e sinais de doença (letargia,vómitos e debilidade). Os tipos mais frequentes de doença do trato urinário nos gatos incluem uma condição inflamatória na bexiga e na uretra, assim como a formação de cristais ou cálculos na urina.

Trato Urinário Inferior Felino

Trato urinario felino

Predisposição genética, idade, estresse e uma alimentação pouco balanceada também podem ser de grande influência para o aparecimento do trato urinário inferior em gatos, que pode causar sangue na urina, dificuldade em urinar, aumento do volume de urina e a micção em locais atípicos, além do principal sintoma, que é a obstrução uretral.

Embora suas causas não sejam sempre definidas, uma série de fatores pode influenciar o aparecimento da doença do trato urinário inferior dos felinos (DTUIF), incluindo infecções bacterianas, pedras no trato urinário e até mesmo sedentarismo.

A reposição dos flúidos perdidos pelo animal é a principal forma de tratamento, e atitudes simples podem ser bastante eficientes na prevenção desse tipo de problema, como fornecer uma dieta balanceada aos gatos (com rações secas e úmidas, além de muita água), e evitar o confinamento e o sedentarismo, mantendo caixas de areia sempre limpas e disponíveis.

Os gatos com o trato urinário inferior são normalmente de idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos, inativos e com excesso de peso. Outros factores de risco incluem o stress, mudança no ambiente, ou mudanças na caixa das necessidades, dieta ou água de bebida.

Tratamento do Trato Urinário Inferior dos Felinos

Os gatos que exibem sinais de doença do trato urinário inferior devem ser examinados por um médico veterinário o mais breve possível. Se o animal estiver obstruído, deverá ser algaliado para resolver a obstrução, enquanto a reposição de fluidos e outra medicação é realizada para estabilizar o animal. A avaliação de amostras de urina poderá ajudar à implementação do tratamento mais apropriado.

Cuidados em Casa

Após ser examinado por um médico veterinário, o seu gato irá necessitar de uma dieta especial. As dietas para os gatos com o trato urinário inferior são formuladas para minimizar a formação de cristais na urina e para manter um pH urinário ácido. Deverá ter sempre água fresca ao dispor. Outras medidas que podem ajudar são: uso de duas caixas limpas e sempre acessíveis, encorajar ao exercício e perda de peso em gatos obesos, minimizar o stress ou mudanças na rotina.

Qual é a Causa do Trato Urinário Inferior dos Felinos? É uma infecção da bexiga?

Apesar das infecções do trato urinário possam causar sintomas de doença do trato urinário inferior em cães e gatos, a maioria dos gatos com esta doença não têm infecção bacteriana dos rins ou da bexiga.

A irritação e o sangue que pode aparecer na urina, são causados por inflamação da bexiga, que pode ser causada por infecções, cálculos urinários, trauma ou tumores. Em muitos casos não é encontrada a causa subjacente. Suspeita-se que uma infecção viral ou o próprio sistema inflamatório possam causar esta patologia.

O Trato Urinário Inferior dos Felinos Vai voltar a acontecer? Se sim, quando?

Infelizmente as recorrências são comuns apesar do tratamento e dos melhores cuidados em casa. Por volta de 70% dos felinos com trato urinário inferior têm pelo menos uma recorrência; alguns gatos têm recorrências frequentes e requerem tratamento mais agressivo ou cirurgia.

Entenda o trato urinário inferior em felinos

Primeiro é preciso entender que tipo de problema de saúde é esse.

É considerada uma doença comum na clínica veterinária. Conforme os anos passam, não só os gatos ficam mais velhos, como suas funções também perdem vitalidade. Nem sempre eles ficam totalmente saudáveis até o fim da vida. Então, surgem várias complicações e sintomas graves, típicos de uma doença que pode ser controlada, mas não totalmente combatida.

Em animais obstruídos, o proprietário pode relatar que o animal apresenta tentativas para urinar, desconforto abdominal, lambedura do períneo evoluindo para depressão (coma e morte por insuficiência renal em 36-92 horas). Os sinais clínicos em gatos não obstruídos podem diminuir em 5-7 dias sem terapia, bem como persistir por semanas a meses ou ocorrer frequentemente.

Tratamento Para Trato Urinário em Gatos é Com o CVM – Centro Veterinário Morungaba

O melhor tratamento veterinário para o seu gato está na CVM, somos especialistas em trato urinário inferior em felinos, faça um contato e um especialista em trato urinário inferior em gatos entrara em contato com você. Seu gato merece o melhor.

(11) 4014-1018
Permita-nos fazer parte de sua história. Entre em contato e saiba como especialistas podem lhe ajudar.
Prefere Receber uma Ligação?
Estamos aqui para lhe ajudar! Preencha o formulário e retornaremos em seguida:
[]
1 Step 1
Quer Receber um Contato?
Nome
Celular
Telefone
Comentários
0 /
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
null

Clínica Veterinária e Terapia com Células Tronco em Animais