CLÍNICA VETERINÁRIA E TERAPIA CELULAR

Hemoplasmose em Felinos | CVM – Centro Veterinário Morungaba

Também conhecida por micoplasmose, anemia infecciosa felina e, antigamente por haemobartonelose esta doença é causada por bactérias que parasitam a superfície das hemácias (glóbulos vermelhos) dos gatos e são chamadas de hemoplasmas. Causada pelos parasitas celulares haemofelis ou haemominutum, a Micoplasmose Felina causa desidratação, dores nas articulações, apatia, perda de peso, aumento de temperatura e mucosas de cor amarelada nos gatos acometidos pela doença, sendo a anemia a sua principal característica.

Hemoplasmose em Felinos

Hemoplasmose em Felinos

A pulga é um dos agentes transmissores mais comuns da doença, no entanto, acredita-se que as mordidas de gatos contaminados também possam propagar a complicação. Boa parte dos felinos que desenvolvem os sintomas mais graves da doença têm o sistema imunológico comprometido por doenças como a FIV e a FeLV, e devem ser testados para verificar a presença da Leucemia ou da AIDS Felina.

Conhecidamente existem quatro tipos de hemoplasmas causadores da hemoplasmose em gatos:

  • Micoplasma haemofelis (mais grave)
  • Candidatus micoplasma haemominutum (mais comum e menos grave, poucas chances de causar anemia)
  • Candidatus micoplasma turisenses (pode causar anemia quando associado a outras doenças)
  • Candidatus micoplasma haematoparvum (desconhecida a gravidade da infecção)
  • ANEMIA

O hemoplasma é causador de anemia nos gatos, pois ele parasita a superfície das hemácias e isso pode desencadear a destruição das células (hemólise) ou o que chamamos de anemia hemolítica autoimune. Este tipo de anemia ocorre porque o organismo do gato não reconhece aquela hemácia parasitada e a destrói. Quando esta destruição ocorre em massa o gato pode ter anemia. O baço é responsável pela remoção do parasita na hemácia, mas isso pode fragiliza-la e seu tempo de vida ser reduzido.

Transmissão da Hemoplasmose em Felinos

Ainda não se sabe com certeza como o hemoplasma é transmitido. Antigamente acreditava-se que era através da pulga e do carrapato, mas estudos ainda não conseguiram comprovar esta teoria. Mordeduras podem ser uma fonte de contaminação, uma vez que gatos que ingeriram sangue com hemoplasma experimentalmente se tornaram contaminados.

Gatos de ambos os sexos podem se contaminar, mas provavelmente machos podem ser mais acometidos pelo estilo de vida (brigas com outros machos na rua por causa de fêmeas no cio). Fêmeas podem transmitir aos filhotes o parasita, embora não se saiba exatamente como e, transfusões de sangue são comprovadamente uma fonte de transmissão.

Sintomas Hemoplasmose em Gatos

Quando o gato desenvolve anemia pode apresentar fraqueza, cansaço, perda de peso e palidez de mucosas. O tipo de hemoplasma presente vai direcionar o curso da doença e, felizmente, o tipo mais comum (Candidatus micoplasma haemominutum) raramente causa algum problema ao gato, a não ser que haja infecção concomitante por retrovírus ou associação entre dois tipos de hemoplasma. Quando infectado pelo Micoplasma haemofelis a anemia geralmente é grave.

Entenda a Hemoplasmose em Felinos 

Antibióticos orais ou injetáveis são prescritos nos gatos com hemoplasmose e algumas vezes pode ser necessária a introdução de corticoides para auxiliar no tratamento da anemia autoimune. É importante salientar que o tratamento é feito para curar os sintomas e a anemia, mas pode não eliminar o parasita por completo, por isso hemograma de gatos tratados podem continuar apresentando o hemoplasma sem que isso seja um problema para o animal. Transfusões de sangue são raramente necessárias.

Apesar de não ter sido comprovado é sempre bom evitar infestações por pulgas e carrapatos e deve-se manter o gato dentro de casa para evitar brigas.

Diagnostico da Hemoplasmose em Felinos

O hemograma, que é a contagem de células no sangue é um exame muito comum, pois auxilia no diagnóstico de diversas doenças. É relativamente frequente encontrar o parasita (muitas vezes descrito como micoplasma) nos laudos de hemograma, mas isso não é motivo para pânico.

A presença do parasita no hemograma sem qualquer outro sintoma ou anemia associados não indica doença ativa e não deve ser interpretado de maneira negativa. Por outro lado, a ausência do parasita no exame de sangue, mas com presença de sintomas clínicos e anemia pode ocorrer mesmo o gato sendo infectado, ou seja, um exame negativo não exclui a doença.

Número de plaquetas reduzido (trombocitopenia) associado à presença do parasita no hemograma muitas vezes é erroneamente interpretado por duas razões. Primeiro porque isso não está comprovadamente associado à doença (como ocorre em cães, por exemplo) e porque dependendo da maneira como ocorre a coleta as plaquetas dos gatos podem agregar (grudar umas nas outras) o que reduz falsamente sua contagem. Outros testes podem ser solicitados pelo veterinário para fechar o diagnóstico como pesquisa direta do hemoparasita, contagem de reticulócitos (para determinar se a anemia é crônica ou não), teste de Coombs para confirmação da anemia autoimune e PCR (reação em cadeia da polimerase) que detecta o DNA do parasita no sangue do gato. Um teste para detecção de retrovírus, como FIV e FeLV são recomendados, uma vez que a presença destes pode piorar o quadro de anemia.

Tratamento da Hemoplasmose em Gatos

O tratamento da micoplasmose felina é feito com o uso de antibióticos, e pode ser acompanhado por medicamentos que incluem corticóides e anti-anêmicos, além de medidas de suporte como transfusões de sangue. Em muitos casos, mesmo quando assintomáticos, os gatos ainda são portadores do problema, e o acompanhamento da saúde o bichano com um profissional veterinário é extremamente importante para evitar reincidências da complicação.

Tratamento para Hemoplasmose em Gatos é com o CVM – Centro Veterinário Morungaba

O melhor tratamento veterinário para o seu gato está na CVM, somos especialistas em Hemoplasmose em Felinos, faça um contato e um especialista em Hemoplasmose em Gatos entrara em contato com você. Seu gato merece o melhor.

(11) 4014-1018
Permita-nos fazer parte de sua história. Entre em contato e saiba como especialistas podem lhe ajudar.
Prefere Receber uma Ligação?
Estamos aqui para lhe ajudar! Preencha o formulário e retornaremos em seguida:

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/terapiacelularve/public_html/wp-content/plugins/formcraft3/formcraft-main.php on line 1069
[]
1 Step 1
Quer Receber um Contato?
Nome
Celular
Telefone
Comentários
0 /
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
null

Clínica Veterinária e Terapia com Células Tronco em Animais