CLÍNICA VETERINÁRIA E TERAPIA CELULAR

Insuficiência Renal Canina | CVM – Centro Veterinário Morungaba

As doenças renais são comuns, principalmente entre os animais mais velhos. As causas da doença nos rins podem ser variadas como inflamações, infecções, reações tóxicas, doenças autoimunes, pré-disposição genética ou até em razão da própria idade avançada.

Entre os sintomas, deve se observar o se o animal parou de fazer xixi, ou se está urinando demais, se a urina apresenta sangue, se o cão está com diarreia ou vomitando, se está parecendo depressivo e também se bebe pouca água. A insuficiência renal pode ser crônica ou aguda, por isso é importante consultar um veterinário para diagnosticar o seu cachorro. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor para o tratamento.

Insuficiência Renal Canina

Insuficiência Renal Canina

A CVM trata insuficiência renal  canina e diversos outros problemas nos cães como:

Doença renal é comum em cães e gatos, especialmente aqueles que estão alcançando uma idade mais avançada. Na doença aguda, tais como a toxicidade, os sinais ocorrem subitamente e pode ser muito grave. Na doença renal crônica, o início pode ser muito lento e os sinais bastante inespecíficos, ou seja, o animal está simplesmente mal. Só quando a doença é aguda ou crônica que normalmente se descobre o motivo.

Por isso é tão importante conhecer os hábitos do seu cão, quantidade de comida diária, com que frequência ele costuma fazer xixi, se ele bebe muita ou pouca água. Qualquer mudança nas atividades normais do seu cão pode significar uma doença mais grave. Esteja sempre atento!

Causas da Doença Insuficiência renal em Cães

Existem muitas causas de doença renal e estas podem incluir:

– Idade
– Infecções Virais, fúngicas ou bacterianas
– Parasitas
– Câncer
– Amiloidose (causada por depósitos anormais de um certo tipo de proteína no rim)
– Inflamação
– Doenças autoimunes
– Trauma
– Reação tóxica a venenos ou medicamentos
– Doenças congênitas e hereditárias

Esta não é uma lista completa, mas demonstra o que o veterinário vai analisar para dar seu diagnóstico.

Sintomas da Insuficiência Renal em Cachorros

Animais com doença renal podem mostrar uma variedade de sinais físicos. Alguns dos sinais são inespecíficos e podem ser vistos em outros distúrbios, tais como o fígado ou doenças pancreáticas, ou distúrbios do trato urinário não envolvendo os rins. Os sinais podem incluir:

– O aumento do consumo de água (polidipsia)
– Volume de micção aumentada (poliúria)
– Diminuição da urina (oligúria)
– Falta de urinar (anúria)
– Anulação de urina durante a noite (noctúria)
– Sangue na urina (hematúria)
– Diminuição do apetite (anorexia)
– Vômitos
– Perda de peso
– Letargia (moleza)
– Diarreia
– Postura “debruçada” ou relutância em se movimentar

Durante o exame físico, o veterinário também pode encontrar os seguintes sinais :

– Membranas mucosas pálidas (por exemplo, gomas) de uma diminuição da produção de células vermelhas do sangue, resultando em anemia
– Rins aumentados e/ou dolorosos ou rins pequenos e irregulares
– Úlceras na boca, mais comumente na língua, gengiva ou no interior da bochecha
– Mau hálito (halitose), devido a substâncias tóxicas se acumulam na corrente sanguínea
– Desidratação
– Inchaço dos membros, devido ao acúmulo de líquido (edema subcutâneo)
– Abdômen alargada devido ao acúmulo de líquido (ascite)
– Pressão alta
– Mudanças na retina devido à pressão arterial elevada
– Amolecimento dos ossos da mandíbula (borracha) em cães jovens com doença renal hereditária (osteodistrofia fibrosa)

Diagnóstico da Insuficiência Renal Canina

Vários exames de sangue podem ser realizados para determinar se a doença renal está presente, quão grave ela é e que pode estar causando isso. Além disso, um exame de urina e de imagem técnicas também podem ajudar a determinar a causa e gravidade.

Entenda a Insuficiência Renal em Cães

Suplementação de ômega-3 e ácidos graxos pode ser benéfica para alguns animais com insuficiência renal crônica.
Outros tratamentos: qualquer medicação para tratar outras condições, como infecções da bexiga ou doença cardíaca precisa ser dada com cuidado e o cão monitorado para efeitos colaterais. A dose pode ter de ser diminuída, dependendo de como estarão os rins. O animal deve ser monitorado para anemia e o tratamento iniciado, se necessário. A eritropoietina pode ser dada como injeções para ajudar o corpo a produzir mais glóbulos vermelhos. O tratamento de uremia vai ajudar a prolongar a vida útil das células vermelhas do sangue. Em casos mais graves, as transfusões de sangue podem ser necessárias.
A pressão arterial deve ser monitorada para evitar mais danos para os rins, o que pode causar um aumento da progressão da doença, bem como a danos na retina, que pode resultar em cegueira. A medicação pode ser necessária para manter a pressão sanguínea normal.

Dieta para cães com problemas renais

O veterinário pode recomendar uma mudança de dieta para uma ração de boa qualidade com menos proteína, para diminuir o estresse dos rins. Os rins trabalham mais quando o animal consome mais proteína. Muitas vezes, o alimento enlatado é recomendado. A mudança pode precisar ser feita devagar para que o animal possa se adaptar. A restrição de proteínas não pode ser excessiva ou o animal pode desenvolver a desnutrição de proteínas devido à perda de proteína por via renal​​. A dieta deve ser monitorada, verificando o peso do cachorro, a verificação de anemia, e verificação de hipoalbuminemia. Se os mesmos estão presentes, o aumento do teor de proteína pode ser necessário. Siga sempre as instruções dietéticas dadas a você pelo seu veterinário. Os cães devem ser encorajados a comer para manter o peso e receber a nutrição adequada. Para aumentar o apetite, talvez seja melhor dar o alimento vários vezes por dia, melhorar a palatabilidade da dieta com aditivos, como queijo cottage, iogurte natural desnatado ou vegetais picados (converse sempre antes com o veterinário). O apetite pode ir e vir durante o dia, assim, tente alimentá-lo em vários momentos durante o dia. Náusea induzida por alimentos pode acontecer em determinados momentos do dia. Medicação para controlar a náusea pode aumentar o apetite também.

Eletrólitos, vitaminas e ácidos graxos: os níveis de eletrólitos têm de ser mantidos dentro dos limites normais. O consumo de fósforo pode ter de ser diminuído para ajudar os níveis de soro permanecerem normais. Aglutinante de fosfato pode ser usado quando mudanças na dieta e fluidoterapia não mantiverem o nível de fósforo na faixa normal. A suplementação de cálcio pode ser necessária, bem como a terapia de vitamina D. A ingestão de sal deve ser suficiente para ajudar a manter a hidratação e para dar o sabor aos alimentos, mas deve ser controlado para que não cause uma hipertensão (pressão arterial elevada). Os níveis de potássio devem ser monitorados e um suplemento dado, se necessário.

Tratamento de Insuficiência Renal para Cães é Com o CVM – Centro Veterinário Morungaba

O melhor tratamento veterinário para o seu cão está na CVM, somos especialistas em insuficiência renal canina, faça um contato e um especialista em insuficiência renal em cães entrara em contato com você. Seu cão merece o melhor.

(11) 4014-1018
Permita-nos fazer parte de sua história. Entre em contato e saiba como especialistas podem lhe ajudar.
Prefere Receber uma Ligação?
Estamos aqui para lhe ajudar! Preencha o formulário e retornaremos em seguida:

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/terapiacelularve/public_html/wp-content/plugins/formcraft3/formcraft-main.php on line 1069
[]
1 Step 1
Quer Receber um Contato?
Nome
Celular
Telefone
Comentários
0 /
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
null

Clínica Veterinária e Terapia com Células Tronco em Animais