CLÍNICA VETERINÁRIA E TERAPIA CELULAR
Diabete Canina | CVM – Centro Veterinário Morungaba
Não são apenas os humanos que sofrem com a diabetes, ela também é uma das doenças em cães. A sua causa pode ser variada, e está relacionada a outras doenças que afetam o pâncreas, mas o principal fator que leva à diabetes canina é a pré-disposição genética. Além de mudanças no sistema urinário e a mudança na alimentação, um dos principais indícios da doença é o desenvolvimento da catarata ou perda de visão.
Diabete Canina
A CVM trata da Diabete canina e diversos outros problemas nos cães como:
Por que o cachorro desenvolve o diabetes?
Parece haver vários fatores que contribuem para o desenvolvimento do diabetes em cães. Pode ser um fator genético (o cão nasce com a propensão à doença e a má alimentação ajuda no aparecimento do diabetes) ou imunomediados: isso significa que o sistema imunológico do cão trabalha contra o pâncreas à medida que este tenta produzir insulina.
De repente, o pâncreas desacelera a produção de insulina. Então, o organismo do animal deixa de transformar em energia toda a comida da tigela. Parte vira glicose – que, sem insulina, fica dando sopa no sangue, fora das células. O bicho até continua devorando tudo o que o dono lhe oferece, mas só faz perder peso, bota a língua pra fora, esbaforido, em qualquer caminhada à toa, não topa nenhuma brincadeira e vive sedento. São esses, aliás, os sinais do diabete nos cachorros, mal que vem se tornando uma das queixas mais frequentes nas clínicas veterinárias.
O diabete causa cegueira, qualquer machucado demora para se fechar, sem contar os estragos, muitas vezes fatais, que a doença faz nos rins e no coração. Complicações assim só são evitadas se o bicho recebe injeções diárias de insulina. “As doses devem ser precisas e, a cada três meses, no máximo, precisamos fazer um acompanhamento minucioso do animal”, resume o veterinário Mário Marcondes, de São Paulo. No mais, é cuidar bem da alimentação e estimular o bicho a se mexer todos os dias. “Sem mudança nos hábitos, é praticamente impossível controlar o diabete”, ressalta Marcondes. Seguindo à risca essas recomendações, seu melhor amigo pode ter uma rotina normal e viver bem – e por muito tempo.
Sintomas do diabete em cães:
sede excessiva, perda de peso, aumento de apetite e cansaço são os mais evidentes. E, se você nota que junta formiga sempre que o bicho urina no quintal, pode apostar que há açúcar ali no líquido. Esse é outro sinal.
Raças mais vulneráveis a diabete canina:
poodle, dachshund, schnauzer, beagle, golden retriever, labrador, spitz e samoieda – o que, atenção, não significa que as demais estejam a salvo. O diabete sempre é uma ameaça aos cães mais velhos, não importa a raça, e às fêmeas com problemas hormonais.
Tratamento da diabete canina:
doses diárias de insulina, à base de rações dietéticas e, o mais importante, sessões diárias de exercício. No caso das fêmeas, em geral elas são castradas para que seus hormônios não atrapalhem a ação da insulina injetável.
Diabete em Cães
A dieta é outro fator que influencia muito a dose de insulina. O cão deve receber a mesma quantidade de ração todos os dias e ser alimentado sempre nos mesmos horários. Geralmente o cães são alimentados duas vezes ao dia antes de receber a insulina. A maioria dos cães diabéticos se sentem melhor com uma dieta rica em fibras insolúveis, como a Purina DCO. Você deve eliminar os petiscos conforme as instruções de seu veterinário. Cães com diabetes são geralmente fêmeas de meia-idade e demonstram de aumento da sede, da urina e do apetite. O diagnóstico é baseado em sinais clínicos, testes de sangue de laboratório e testes de urina para verificar os níveis de glicose. O tratamento consiste em administrar insulina, dieta e exercício físicos.
Como o diabetes é diagnosticado em cães?
O diabetes em cães é diagnosticado com base nos sinais clínicos, e como descrito acima, pela presença de glicose na urina, e de testes de sangue que demonstram a glicose persistentemente alta. Pelo fato de existirem complicações, muitas vezes devido outras doenças presentes, geralmente os seguintes exames são recomendados: hemograma completo, exame bioquímico e exame de urina.
Tratamento da Diabete Canina é Com o CVM – Centro Veterinário Morungaba
O melhor tratamento veterinário para o seu cão está na CVM, somos especialistas em diabete canina, faça um contato e um especialista em diabete em cães entrara em contato com você. Seu cão merece o melhor.