CLÍNICA VETERINÁRIA E TERAPIA CELULAR
Terapia com Células Tronco para Animais
O Dr. Tiago Almeida Daolio, médico veterinário e responsável técnico pelo CVM, é pós-graduado em Clínica Médica para Pequenos Animais (CMPA) e especialista em terapia com células tronco em cães, gatos e equinos.
VOCÊ SABE O QUE SÃO CÉLULAS-TRONCO (CTS) ?
As CTs são células indiferenciadas que apresentam alta capacidade de se transformar em células de vários outros tecidos, como neurônios, células musculares, cartilaginosas ósseas e renais . Elas ainda podem se multiplicar gerando mais CTs, são as chamadas células filhas, sendo essa característica o motivo do efeito prolongado da terapia celular.
Outro potencial importante das CTs é a função “parácrina”, ou seja, a liberação de diversas substâncias químicas que agem como medicamentos, auferindo ações anti-inflamatória, angiogênica (aumento da vascularização), antifibrótica, imunomodulatória, antiapoptótica (diminuição da morte celular local) entre outras.
Além disso as CTs são imunocompatíveis, sendo assim não causam rejeição quando introduzidas em outro organismo.
Origem do nosso material
As Células-Tronco que trabalhamos não são retiradas de embriões, são células mesenquimais iguais a do cordão umbilical que são retiradas da gordura intra-abdominal de fêmeas jovens durante o processo de castração. Posteriormente são enviadas ao laboratório de Biotecnologia Regenera onde são isoladas, expandidas e congeladas em um banco de células, ficando assim disponíveis para nosso uso.
Doenças Tratadas Com Células-Tronco
OSTEOARTROSE
Quais as Principais Causas da Doença?
A partir desse mês falaremos sobre as principais patologias que podem afetar nossos animais.
OSTEOARTROSE: é o problema articular mais comum entre cães, representando cerca de 70% dos casos de pacientes com problemas articulares. Mais de 50% dos casos de osteoartrose são observados em cães entre 8 e 13 anos de idade. Causada pela degeneração da cartilagem que reveste as articulações, trata-se de uma doença dolorosa, capaz de diminuir seriamente a qualidade de vida do animal.
Como é Realizado o Diagnóstico?
O diagnóstico é feito pelo exame físico e diagnóstico de imagem (Raio-X, tomo-grafia ou ressonância magnética).
Como é feito o tratamento Após a coleta, o tecido do animal passa pelo processo de cultivo das células para, depois, as aplicações serem feitas no animal. As células-tronco possuem a capacidade de diminuir a inflamação e promover a renovação da cartilagem.
Tratamento com Células-Tronco:
Após a coleta, o tecido do animal passa pelo processo de cultivo das células para, depois, as aplicações serem feitas no animal. As células-tronco possuem a capacidade de diminuir a inflamação e promover a renovação da cartilagem.
DOENÇA RENAL CRÔNICA
Quais as Principais Causas da Doença?
A DRC é causada por um processo normal de envelhecimento, devido a uma infecção ou inflamação nos rins ou de forma congênita em animais jovens. Também pode ocorrer em decorrência da hipertensão arterial, diabetes e outras endocrinopatias. Os sinais mais comuns da doença são: o aumento do consumo de água, a micção alterada, perda de peso e vômitos.
Como é Realizado o Diagnóstico?
Um diagnóstico de insuficiência renal crônica necessita de exame físico e diversos testes laboratoriais. O exame físico do animal afetado geralmente revela desidratação, caquexia ou grande perda de peso, mucosas ou gengivas descoradas, úlceras orais e mau hálito (hálito urêmico). Os testes de laboratório devem incluir hemograma completo e análise bioquímica de sangue e exame de urina. Outros exames, como cultura de urina, radiografias, ultra-som, aferição da pressão sanguínea também são indicados para se obter um diagnóstico completo da causa da doença.
Tratamento com Células-Tronco:
As células-tronco irão promover a renoproteção, ou seja, a proteção das células renais que o animal ainda possui. Essa função é atingida por meio da liberação de biofatores que irão promover o aumento do número de vasos sanguíneos no rim, a diminuição da morte celular, a diminuição da inflamação renal, a inibição da formação de fibrose e a imunomodulação.
CINOMOSE
Quais as Principais Causas da Doença?
A Cinomose canina é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus semelhante ao sarampo. A doença pode atingir vários níveis e se manifestar na região respiratória, oftálmica ou neurológica. As lesões causadas pelo vírus podem resultar em sequelas neurológicas.
Como é Realizado o Diagnóstico?
O diagnóstico da Cinomose é feito a partir de um teste feito com o sangue do animal, que irá detectar a presença do vírus. Para a sequela neurológica, não existe nenhum teste específico, utilizando-se, então, os sintomas clínicos como parâmetro. Após a fase virêmica, os animais podem permanecer com sequelas no sistema nervoso, tais como: tiques nervosos, convulsões, paralisias, espasmos musculares, dentre outros.
Como é Feito o Tratamento?
Após a realização da terapia de suporte para controle dos sintomas e estabilização do paciente, pode-se fazer uso das células-tronco para combater as sequelas neurológicas deixadas pela enfermidade. As células-tronco agem causando a neuroproteção e refazendo a estrutura de suporte do sistema nervoso, a bainha de mielina, o que diminui as movimentações involuntárias causadas pelo vírus da cinomose.
FRATURA ÓSSEA
Quais as Principais Causas da Doença?
Fraturas ósseas ocorrem rotineiramente por traumas, sendo causadoras de grande dor e desconforto nos animais acometidos.
Como é Realizado o Diagnóstico?
O diagnóstico é realizado por meio de exame clínico acompanhado por exames de imagem.
Tratamento com Células-Tronco:
As células-tronco são capazes de promover a regeneração óssea, se transformando diretamente em tecido ósseo quando aplicadas no local da fratura.
Resultados Esperados:
Em casos de fraturas ósseas, o tempo de cicatrização e recuperação dos ossos são muito menores quando são aplicadas células-tronco no local da fratura. Em cães e gatos, as células-tronco são aplicadas para a reparação de fraturas em ossos longos, mandibulares e também em casos de necrose da cabeça do fêmur.
CICATRIZAÇÃO DE FERIDA
Como é Feito o Tratamento?
O tratamento de feridas, na medicina veterinária, baseia-se especialmente nos cuidados para não infeccionar o local. Em muitos casos, por se tratar de feridas contaminadas, não é indicado dar pontos. Essas feridas abertas demoram mais para cicatrizar, o que aumenta o risco de infecções.
Tratamento com Células-Tronco:
As células-tronco exercem o efeito de modular o sistema imune em casos de feridas, estimulando a ação das células de defesa do organismo. Ainda, promovem a formação de novos vasos sanguíneos no local, secretam citocinas e fatores de crescimento que irão agir para que a ferida cicatrize mais rapidamente.
LESÕES TENDÍNEAS EM EQUINO
Como a Tendinopatia Ocorre?
A lesão em tendões ocorre devido ao excesso de exercícios ou força extrema no momento do esporte, corrida ou caminhada dos equinos. Também pode ocorrer em cães, especialmente quando nascem com alguma formação diferente da anatomia “normal”.
Como é Feito o Tratamento?
Quando os tendões são lesionados, eles tendem a cicatrizar naturalmente, mas as novas estruturas formadas são deficientes em comparação às iniciais. Isto tem consequências importantes no desempenho do animal, pela diminuição na mobilidade, aumento no desconforto ao realizar atividades básicas como caminhar, trotar, correr, saltar.
Tratamento com Células-Tronco:
A lesão tendínea é a doença mais frequentemente tratada com células-tronco em equinos, já que essa terapia causa uma melhora significativa no retorno à atividade atlética em longo prazo. Isso ocorre pois existem benefícios em termos de regeneração do tendão, pois as células-tronco aplicadas provocam a reconstrução do tendão com o mesmo tipo de tecido funcional previamente existente, levando o animal a ter uma vida normal de atividades como antes da lesão.
DISCOPATIA
O Que São as Discopatias?
As discopatias, ou afecções do disco intervertebral, caracterizam-se pela degeneração do disco intervertebral causando a compressão da medula espinal e/ou aprisionamento das raízes nervosa.
Como é Realizado o Diagnóstico?
Para o diagnóstico das discopatias, são indicados exames de imagem como a radiografia simples, mielografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Exames laboratoriais, como do líquido cerebroespinhal, podem complementar o diagnóstico e, dependendo do grau de acometimento e local da lesão, define-se o prognóstico e tratamento.
Como é Feito o Tratamento?
O tratamento para discopatias geralmente envolve o processo cirúrgico para descompressão da medula espinal. No pós-operatório costuma ser indicada a realização de fisioterapia para manutenção do tônus muscular.
Tratamento com Células-Tronco:
A aplicação das células-tronco pode ser realizada no momento da cirurgia ou no pós-operatório imediato. Os efeitos das células-tronco no organismo ocorrem devido à liberação de moléculas bioativas que diminuem a inflamação no local, modulam a resposta imune e ativam as células responsáveis pela recuperação da lesão. Dessa forma, as células-tronco possibilitam uma recuperação mais rápida e aumentam as chances do animal voltar a apresentar movimentação.
ÚLCERA DE CÓRNEA
Quais as Principais Causas da Doença?
A úlcera de córnea é o problema ocular mais comum dentro da clínica veterinária, possuindo várias causas, sendo as mais comuns: trauma, corpo estranho e infecções.
Como é Realizado o Diagnóstico?
Para o diagnóstico da úlcera de córnea, é necessário fazer um exame ocular detalhado, incluindo a utilização de corantes vitais na córnea, que coram de verde brilhante em presença da úlcera.
Tratamento com Células-Tronco:
As células-tronco aplicadas para o tratamento da úlcera de córnea promovem a diminuição da inflamação, mobilização das células-tronco endógenas, liberação de citocinas e fatores de crescimento. Tudo isso provoca a diminuição da inflamação no local, provendo a rapidez na cicatrização.
A CVM tem parceria com Regenera Stem Cells – Uma empresa de biotecnologia, inscrita no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo sob CRMV-SP- 33715-PJ, que atua na área da Medicina Veterinária Regenerativa, trabalhando com pesquisa e desenvolvimento de protocolos terapêuticos envolvendo células tronco mesenquimais e derivados.
Células-tronco em cães e gatos
A CVM tem como base ofertar ao seu pet todas as possibilidades para o tratamento completo em união a tratamentos convencionais e complementares sempre visando a recuperação mais ampla possível ao seu pet. A terapia sendo feita de forma isolada possui grandes resultados que são potencializados pelas demais especialidades da medicina veterinária.
Somos comprometidos a realizar com excelência e foco o tratamento de todos os nosso pacientes.
Hematologia
Podemos participar do tratamento de diversas doenças como:
- Anemias graves;
- Hipoplasia de medula;
- Aplasia de medula.
Dermatologia
Células-tronco pode ajudar seu pet na dermatologia atuando na inflamação, na regulação do sistema imune e na expressão gênica do paciente.
Podemos participar do tratamento de diversas doenças como:
- Atopia;
- Pênfigo;
- Feridas de difícil cicatrização.
Oftalmologia
As células-tronco pode ajudar seu pet na oftalmologia atuando na inflamação, na regulação do sistema imune neutralizando a ação de linfócitos T citotóxicos do paciente.
Podemos participar do tratamento de diversas doenças como:
- Ceratoconjuntivite seca (KCS);
- Ulceras de córnea;
- Uveítes;
- Tumores intra-oculares.
Ortopedia
Células-tronco pode ajudar seu pet na ortopedia parando o processo inflamatório, diminuindo a dor, evitando a progressão natural para artroses e restabelecendo a cartilagem.
Podemos participar do tratamento de algumas doenças como:
- Displasias articulares;
- Artrites e artroses;
- Fraturas de difícil cicatrização.
Neurologia
As células-tronco pode ajudar seu pet na neurologia estimulando a formação de neurotrofinas, diminuindo a inflamação e atuando de forma parácrina para a reestruturação do tecido nervoso.
Podemos participar do tratamento de diversas doenças como:
- Distúrbio cognitivo de senilidade;
- Doenças inflamatórias como MEG;
- Lesões medulares.
Nefrologia
Células-tronco pode ajudar seu pet na nefrologia auxiliando a restabelecer a circulação renal, auxiliando na vasodilatação e recuperação da pressão arterial, normalização dos sistemas afetados pela alta da ureia e evitando a morte das células do rim.
Podemos participar do tratamento de:
- Doenças renais cronicas e agudas (DRC, IRA);
- Sequela de cinomose.
Imunologia
As células-tronco pode ajudar seu pet na imunologia atuando de uma forma reguladora seletiva e de alta eficiência.
Podemos participar do tratamento de diversas doenças além de diversos sistemas diferentes.
Digestório e outros
Células-tronco está em evolução constante tanto em doenças tratadas, como na forma de aplicação.
Caso tenha interesse em saber se seu pet se enquadra em nossos tratamentos, entre em contato ou peça ao veterinário responsável para nos contatar.